A qualidade de ensino pode ser um diferencial na hora de fazer a matrícula rio 2021. Existem vários indicadores que analisam essa questão; um dos mais conhecidos no Brasil é o Ideb: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. 

O último levantamento foi divulgado em 2020, referente ao ano de 2019. Ele pode te ajudar a entender de que forma os alunos conseguem absorver conhecimento durante o ano letivo. Dessa forma, você se torna um pai, parente ou responsável mais consciente para fazer a matrícula rio 2021. 

Estado do Rio de Janeiro

As escolas da rede estadual do Rio de Janeiro ficaram com 3.5 pontos no Ideb. Dessa forma, o RJ ficou na vigésima posição brasileira, entre as 27 unidades federativas. 

O índice teve uma leve melhora na comparação com a última medição, feita em 2017. Na época, ele totalizou 3.3 pontos. Apesar disso, ele ainda ficou distante da meta proposta pelo Ministério da Educação, o MEC, que era de 4.4 pontos em 2019.  

Na próxima avaliação, em 2022, a expectativa do Governo Federal é que a rede estadual do Rio de Janeiro chegue na casa dos seis pontos. 

Municípios do Rio de Janeiro 

Se você preferir fazer a matrícula rio 2021 na rede municipal, fique atento em quais cidades tiveram os maiores resultados do Ideb. Quem sabe elas ficam próximas da sua residência e podem garantir uma maior qualidade de ensino para os estudantes.  

  • Avaliação do Ideb do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental: Miracema conquistou a maior pontuação, de 6.1 em 2019 e alcançou a meta do Ministério da Educação. Bom Jardim ficou na segunda posição, com 5.9. Em terceiro lugar estão empatados os municípios Porciúncula e Natividade, com 5.6. Na última posição do Top 5, está Itaperuna. 
  • Avaliação do Ideb do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental: Miracema também ficou com a maior pontuação nessa faixa etária. O resultado dela foi considerado equivalente ao de países desenvolvidos, com 6.9 pontos. Rio das Ostras conquistou o segundo lugar, com 6.6. São José de Ubá e Itaocara ficaram, respectivamente, com 6.4 e 6.3 pontos.     

Como funciona o Ideb?

O Índice de Desenvolvimento de Educação Básica e medido a cada dois anos e é o principal indicador da qualidade de ensino no Brasil. Ele utiliza dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica, que avalia o conhecimento dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. 

A cada medição, existem metas nacionais, estaduais e municipais, por rede de ensino e escola para serem atingidas. O objetivo é que o nível de educação brasileiro alcance a pontuação de países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Com o conhecimento do Ideb, você tem a possibilidade de conhecer melhor a qualidade de ensino antes de fazer a matrícula rio 2021. Além disso, consegue também se organizar com outros pais e responsáveis, em conjunto com a escola, para realizar ações para melhorar a aprendizagem dos estudantes.  

Leave a Comment on Tudo o que você precisa saber antes de fazer a matrícula rio 2021

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *