O ano de 2020 já está acabando e, assim, muitos pais e responsáveis por jovens com menos de 18 anos estão focados nas matrículas Curitiba para escolas e creches em 2021. Todo esse processo, de inscrição em uma instituição de educação, está sendo ainda mais valorizado neste ano, já que a pandemia de covid19 acabou interrompendo as aulas presenciais no Paraná.  

Veja como está o cronograma para matrículas Curitiba referente ao ano de 2021:  

Matrículas Curitiba na rede municipal de ensino para alunos antigos

As famílias de estudantes que já estão matriculados na rede municipal, precisam fazer a rematrícula até o dia 27 de novembro. Os pais e responsáveis devem ir até as escolas, presencialmente. Lembre se de respeitar os protocolos de biossegurança, como uso de máscaras, aplicação constante de álcool em gel e a manutenção do distanciamento social. 

Matrículas Curitiba na rede municipal de ensino para alunos novos

Estudantes novos na rede municipal, que vão para o pré e primeiro ano do Ensino Fundamental podem fazer as matrículas Curitiba para 2021 entre os dias sete a nove de dezembro. 

Alunos novos que vão se matricular em outros anos, poderão se matricular do dia 14 a 18 de dezembro. 

Será necessário levar certidão de nascimento, CPF da criança ou jovem, comprovante de residência, carteira de vacinação e transferência de matrícula, caso o estudante esteja vindo de outra unidade escolar. 

Matrículas Curitiba na rede estadual de ensino

O processo de matrícula e rematrícula da rede paranaense de ensino é totalmente online. Ele é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte em parceria com os Núcleos Regionais de Educação, Secretarias Municipais de Educação e as próprias instituições de ensino. Famílias, responsáveis e estudantes precisam ficar atentos ao prazo, que vai até o dia 18 de dezembro.  

Para fazer a confirmação das vagas escolares, os interessados devem acessar a Area do Aluno, a mesma plataforma utilizada para consulta do boletim escolar, emissão de declaração de matrícula e solicitação do histórico escolar. Ela pode ser acessada pelo site: www.areadoaluno.seed.pr.gov.br

Estudantes que vieram da rede privada, matriculados em instituições que não usam o Sistema Escola Web ou que vem de outros Estados e/ou países, precisam preencher o formulário específico da região em que residem no Paraná, elaborado pelo Núcleo Regional de Educação do local. Apenas em casos de falta de acesso a internet, os pais, responsáveis ou o próprio aluno (se for maior de 18 anos) pode ir até a instituição de ensino para fazer a matrícula. 

Os documentos necessários são: certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança ou jovem, carteira de vacinação, declaração ou histórico escolar, comprovante de endereço e RG do responsável.  

Aulas no Paraná durante a pandemia

As aulas no Paraná, até o mês de novembro, estavam suspensas na rede privada e pública do Estado. Apenas atividades extracurriculares e o reforço escolar no contra turno foram liberados. Os pais interessados em que os filhos realizem essas atividades devem assinar um termo de compromisso.

Leave a Comment on Datas para fazer matrículas Curitiba em escolas e creches para 2021

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *